Magazine

Conte-nos

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Editor: Celso Soares | Director : Paulo A. Monteiro

Magazine Santomensidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ – BISSAU MARCA NOVA DATA PARA ELEIÇÕES GERAIS

Bissau 23 Fev. 2025 – O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, anunciou hoje a data de 30 de Novembro de 2025, para a realização de eleições gerais no país.  O chefe de Estado, acrescentou que não vai conversar com os partidos. O anúncio foi feito no dia em que chega a Bissau, uma delegação de alto nível da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). A comitiva tem o objetivo de mediar a crise política. Sissoco Embaló, completa na quinta-feira cinco anos como Presidência da República da Guiné-Bissau. Entretanto, a coligação PAI-Terra Ranka, vencedora das últimas eleições legislativas, assinou uma declaração política com a API (Aliança Patriótica Inclusiva) e com a Frente Popular, uma plataforma que junta associações de jovens e sindicatos. António Samba Baldé, líder do Partido Social Democrático, afirmou que “a partir do próximo dia 27, Umaro Sissoco Embaló passa a ser, para nós, ex-Presidente da República”. As três organizações consideram que o Presidente Embaló deve deixar o seu cargo no dia em que o seu mandato completa os cinco anos previstos na Constituição do país. A reivindicação de eleições num prazo de três meses surge no dia em que o chefe de Estado anunciou a data de 30 de Novembro, para as eleições gerais, presidenciais e legislativas, apesar de a lei eleitoral indicar o período entre 23 de Outubro e 25 de Novembro para a realização de sufrágios. As três plataformas políticas saúdam a deslocação ao país de uma delegação da Comunidade Económica da África Ocidental (CEDEAO) e consideram que essa visita “de alto nível político” poderá contribuir para ajudar os guineenses na procura de um consenso sobre a data das eleições gerais. Na declaração, as três plataformas comprometem-se a informar a CEDEAO da pretensão de ver restabelecida a Comissão Permanente do Parlamento, dissolvido em Dezembro de 2023. Embora Sissoco Embaló, complete esta quinta-feira cinco anos de mandato, o Presidente entende que só deve terminar funções a 4 de Setembro, na data em que no ano de 2020, o tribunal validou os resultados das eleições presidenciais de 2019. Recordamos que as eleições anteriormente marcadas para 24 de Novembro de 2024, foram adiadas. Sissoco Embaló, dissolveu há mais de um ano o Parlamento com uma maioria da coligação PAI-Terra Ranka, liderada pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e nomeou na ocasião um governo de iniciativa presidencial.

ALMADA RECEBE 1º FÓRUM UNESCO «INTERCULTURALIDADE, DIÁLOGOS E ENCONTROS EM PORTUGUÊS»

Almada 22 Fev. 2025 – Decorreu dia 22 de Fevereiro, na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, o 1º Fórum UNESCO “Interculturalidade, Diálogos e Encontros em Português Segundo a organização, este evento pretendeu oferecer um espaço promotor de reflexão e debate sobre estratégias para fortalecer a coesão e a cooperação intercultural entre países que, partilham não apenas uma língua comum, mas também uma vasta e diversa herança cultural. Neste âmbito, a Escola Superior entende que “o diálogo intercultural é um pilar essencial para a paz e solidariedade, para a responsabilidade social importantes na construção de uma cidadania ativa e global”. O evento reuniu especialistas e representantes de organizações dos concelhos de Almada e do Seixal, que promoveram e partilharam experiências nas diferentes áreas da educação, cultura, desporto, juventude, e testemunharam casos de sucesso no associativismo intercultural da região e contou com a colaboração internacional de estudantes e parcerias de Cabo Verde, Angola, Moçambique e Brasil. Houve ainda exposições de arte, fotografia e literatura dos países lusófonos, onde foi possível apreciar as suas diversas tradições e expressões culturais.

ACIDENTE DE VIAÇÃO TIRA A VIDA A TURISTA PORTUGUESA E PROVOCA TRÊS FERIDOS

S. Tomé 22 Fev. 2025 – Na sequência de um trágico acidente de viação ocorrido este sábado, junto à localidade de Ponta da Baleia, uma turista portuguesa perdeu a vida e três ficaram feridos, quando regressavam de uma excursão ao extremo Sul de S. Tomé.   De acordo com a Radio de São Tomé e Príncipe, um grupo de oito turistas seguiam para Porto Alegre, quando próximo da localidade de Ponta da Baleia, por volta das 11 horas, uma das viaturas se despistou e capotou provocando uma morte e três feridos.   Sabe-se que a vítima fatal é portuguesa, tinha 54 anos, natural de Arrifana, Santa Maria da Feira e que faleceu no Hospital de Angolares. No que respeita aos feridos, uma vítima fraturou a mão enquanto as restantes estão internadas, em estado considerado grave, no Hospital Central de S. Tomé.   Segundo informações locais, as más condições da estrada que liga Ribeira Peixe a Porto Alegre terão contribuído para o despiste. Apuramos também que não terá sido o primeiro acidente deste tipo nesta curva fatídica. Recentemente, uma viatura todo o terreno terá caído no mesmo lugar localizado perto de Ponta Baleia onde a via está muito degradada.

Como podemos ajudar?