MVDP PROPÕE ANULAÇÃO DAS TAXAS DE ACESSO ÀS PRAIAS DA ILHA DO PRÍNCIPE

Príncipe 1 Outubro 2025 – Nestor Umbelina, presidente do Movimento Verde para o Desenvolvimento do Príncipe (MVDP) propôs a anulação das taxas de acesso às praias da ilha do Príncipe. De acordo o presidente do MVDP, o tribunal de contas reconhece ter havido erros ao conceder o visto ao contrato que permite a cobrança de taxas de acesso à praia do ilhéu de Bombom por parte da empresa HBD. Entretanto o Presidente do Governo Regional do Príncipe esclareceu que, “todas as praias do Príncipe são públicas embora algumas estejam concessionadas na área adjacente para a gestão de atividades comerciais, económicas e turísticas e acrescentou que “o processo vai ser suspenso, para melhor esclarecimento e trabalho mais participativo”
PRIMEIRO MININISTRO AMÉRICO RAMOS DISCURSA PELA PRIMEIRA VEZ NA ONU

Nova Iorque 25 Setembro 2025 – O primeiro ministro de São Tomé e Príncipe, Américo Ramos, discursa pela primeira vez na sede das Nações Unidas em Nova Iorque. Na sua intervenção destacou a responsabilidade com que o país tem assumido as reformas no setor fiscal e económico, na justiça e na administração pública. O governante mencionou a classificação de São Tomé e Príncipe na categoria de “País em Desenvolvimento Médio” atribuída no mês de Dezembro de 2024, que segundo Américo Ramos reflete “os progressos atingidos em áreas fundamentais como a saúde, educação, e estabilidade macroeconómica”. Foi ainda salientada o plano de “Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável 2026-2040” que assenta basicamente no turismo sustentável, que será apresentado no Fórum de Investimento a realizar no próximo mês de Dezembro em Bruxelas. No que respeita à organização da ONU, o primeiro ministro a presentou a posição do pais na defesa de “uma organização das Nações Unidas revitalizada, mais ágil e mais representativa da diversidade do mundo atual” e declarou expressamente o apoio de santomense a uma reforma do Conselho de Segurança “que inclua pelo menos um assento Delegaçãopermanente para o continente africano”. Delegação de São Tomé e Príncipe na ONU Num apelo à resolução de todos os conflitos Américo Ramos, afirmou que São Tomé e Príncipe “condena veementemente todas as formas de violência e agressão defendendo o respeito integral do direito internacional e a Carta das Nações Unidas”.
MAIS DE METADE DOS SÃO-TOMENSES SEM CONTA BANCARIA

São Tomé, 25 Setembro 2025 – O ministro das Finanças são-tomense revelou durante um evento organizado pelo Banco Central de São Tomé e Príncipe, que mais de 60% da população santomense “continua sem ter uma conta bancária, apesar do aumento da inclusão financeira de mulheres”. De acordo com o ministro Gareth Guadalupe, em 2017, “apenas 24% da população adulta estava incluída financeiramente”, ficou-se “longe da meta dos 70%” prevista para o período de 2021-2025. O ministro destacou ainda que “mais de 80% da população tem acesso ao telemóvel e cerca de 68% têm acesso à internet”. No entanto, “apenas 24% usam os serviços financeiros digitais”. Embora 70% da população poupe, segundo Gareth Guadalupe, “a maioria ainda o faz fora do sistema financeiro”. Perante esta situação, o ministro defende a Estratégia Nacional de Inclusão Financeira 2030, “terá de ser mais ousada e pragmática”, e assente em três pilares fundamentais, a digitalização financeira, inclusão das micros e pequenas empresas e a educação e literacia financeira. No que respeita às remessas dos imigrantes, Gareth Guadalupe afirmou que “continuam a circular em grande parte por canais informais”. Será necessário conseguir a formalização desse fluxo de capitais para aumentar “a segurança e a eficiência e para conseguir a canalização de recursos adicionais para o desenvolvimento” afirmou.