Chocolate Diogo Vaz distinguido em Paris
O Salão do Chocolate de 2023, que classificou o chocolate de São Tomé e Príncipe como o melhor do mundo realizou-se de 28 de Outubro a 1 de Novembro, reuniu 230 expositores com representantes de 38 países, entre os quais 15 produtores, de acordo com a RFI. Além de São Tomé e Príncipe, participaram outros países da lusofonia, com destaque para Portugal e Brasil.
Diogo Vaz é a empresa fabricante de chocolate nacional, através da qual S. Tomé e Príncipe recebeu o prémio na 28ª edição do maior evento chocolateiro do Mundo, no qual participa há 28 anos. A sua produção é processada na roça Diogo Vaz que compreende 420 hectares de terra, localizada na zona norte do arquipélago.
Jean-Pierre Bensaïd, cônsul honorário de São Tomé e Príncipe em Marselha, declara a sua satisfação pelo galardão, dizendo que “tudo correu muito bem, particularmente este ano, porque recebemos o prémio do melhor chocolate. Havia muitos chocolates de todos os cantos do mundo, feitos diretamente na origem”.
“São Tomé e Príncipe marca presença no Salão do Chocolate e em diversos eventos ligados ao chocolate, em França, desde há mais de 30 anos. Isso é também muito trabalho, sem esquecer a qualidade do produto”, acrescentou o diplomata.
O Salon du Chocolat é o maior evento mundial dedicado ao chocolate e ao cacau. É um evento global que reúne todos os anos mais de 500 participantes, em representação de 60 países o que constitui um palco para os maiores nomes do chocolate e da pastelaria produzidos mundialmente.
Fonte: Forbes África Lusófona