Magazine

Conte-nos

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Magazine Santomensidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Portraits for English to See” René Tavares  no The Africa Centre, em Londres

Portraits for English to See” foi uma das mais recentes exposições de René Tavares que teve lugar no The Africa Centre, em Londres, de 9 a 29 de outubro, na qual o artista se estreou na qualidade de expositor à solo.  

A exibição que em português significa “retratos para inglês ver”, é composta por sete novas obras que integram a mais recente e icónica série de pinturas de René Tavares – “Retratos para Inglês Ver” e “Cotton People Reloaded” – fruto de um processo de produção e investigação que engloba as áreas da fotografia de arquivo e pintura. 

Nas séries apresentadas na exposição destacam-se o uso de tintas e pigmentos em pó, com os quais o artista cria paisagens com campos de algodão e superfícies maleáveis, fazendo referências interculturais.

O conceito das obras, segundo o próprio artista, baseou-se na “diáspora africana e sobre as formas de miscigenação que ocorreram; reflete também o meu processo criativo como artista ao ritmo de uma mestização que sobrepõe tempos, lugares e suportes, diluindo as fronteiras estanques entre domínios.” 

René Tavares é um artista são-tomense, formado na Escola de Belas Artes de Dakar, no Senegal. Além da sua terra natal, tem organizado exposições em vários locais do mundo, incluindo Amsterdão, Luanda e Londres. Desloca-se entre a Europa e África, mais especificamente entre Lisboa e São Tomé e Príncipe, e retrata temas referentes à História de África, à História da Arte ocidental e ainda às suas próprias experiências como artista internacional.   

Fontes: This is not a white cube

Entre diversos prémios de reconhecimento, foi nomeado para “O Novo Talento Artístico mais Influente de África pela FNB (Feira de Arte de Joanesburgo 2018), esteve entre os finalistas do Prémio Novos Artistas da Fundação EDP, esteve na Powerlist da revista Bantumen, constando da lista das 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia em 2021. Foi também o vencedor do Prémio Voto Público do Norval Sovereign African Art Prize (2022).  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Como podemos ajudar?

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Menu

Social