Lisboa, 11 Julho 2024 – O evento denominado “1º ENCONTRO EMPRESARIADO AFRODESCENDENTE NA EUROPA” realiza-se nos dias 26 de Julho no Hotel Tivoli – Oriente-Lisboa e no dia 27 no Oceanfront Hotel em Sesimbra onde a sessão de abertura estará a cargo do Dr. Eurico Monteiro, embaixador de Cabo Verde em Portugal e o encerramento sob a responsabilidade do Dr. Esterline Género, Embaixador da República Democrática de São Tomé e Príncipe em Portugal.
A iniciativa é organizada pelo Grupo Internacional Afrodescendentes (GIA), composto por elementos residentes entre Portugal, Reino Unido, Itália e Cabo Verde. A sessão inaugural será dedicada a Cabo Verde, país escolhido pelo Grupo Internacional Afrodescendente (GIA) pelas boas práticas que desenvolve em diversos domínios.
De acordo com Celso Soares da CulturFACE e porta-voz do evento “o objetivo do encontro é estabelecer uma rede entre empresários afrodescendentes, explorar oportunidades de negócio e investimento, e promover a colaboração entre comunidades com raízes em África, independentemente do país de residência”.
Recordamos que A CulturFACE – Associação Cultural para o Desenvolvimento é membro co-fundador do Grupo Internacional Afrodescendente (GIA) e mantêm uma parceria com a CEO Easy Office (Milan, Itália); APSC Business Alliance e Krioula Experience (Reino Unido, Inglaterra) e a Fundação SmartCity (Cabo Verde).
O programa de dois dias, apoiado pelo Governo cabo-verdiano, incluirá reuniões, palestras sobre liderança empresarial e momentos de convívio, que terão lugar no Hotel Tivoli Oriente em Lisboa e no Oceanfront Hotel em Sesimbra.
De acordo com a Lusa, o GIA planeia continuar a promover eventos, iniciativas de formação e parcerias para impulsionar o crescimento económico e a sustentabilidade das comunidades afrodescendentes. Este encontro é segundo os organizadores um passo significativo na promoção do empreendedorismo e na valorização das comunidades afrodescendentes na Europa.
Programação do evento inclui apresentação de negócios, workshops, conferências e um passeio corporativo, de modo a criar um ambiente propício para troca de ideias e estabelecer networking.
Segundo a organização, “este evento marca o início de uma iniciativa pioneira que visa unir, celebrar e potenciar o empreendedorismo afrodescendente em toda a Europa”.