Magazine

Conte-nos

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Editor: Celso Soares | Director : Paulo A. Monteiro

Magazine Santomensidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Os Calema Nomeados “Embaixadores da Cultura” de São Tomé e Príncipe

No início do mês de Março, os irmãos Fradique Ferreira e António Ferreira, do grupo Calema, foram nomeados pelo Governo de São Tomé e Príncipe, como “Embaixadores da Cultura” do país. Em consequência das novas funções foi-lhes atribuído o Passaporte Diplomático, diga-se com o devido mérito, pois o percurso dos dois jovens naturais de São João de Angolares (zona Sul do País), que optaram por prosseguir a sua caminhada em Portugal, é bastante notório e não resta qualquer dúvida do seu sucesso internacional aos olhos do Mundo. Perante quem gosta e entende de música a qualidade, o talento, a dedicação e o brio profissional dos jovens cantores são inquestionáveis. Toda a carga profissional que está por trás dos Calema, contribui para a divulgação e elevação da cultura musical são-tomense nos quatro cantos do Mundo. Graças à sua harmonia e sintonia vocal os cantores provenientes do Distrito de Caué, conseguiram encontrar uma resposta favorável à internacionalização da sua marca de confiança “Calema”. Dias depois de atribuição do título honorífico de “Embaixador da Cultura”, Fradique Ferreira, através da sua presença do Stand de exposições Bolsa de Turismo Lisboa, BTL’ 2024, não passou despercebido entre os olhares atentos dos visitantes e curiosos que equacionam escolher São Tomé e Príncipe como o novo destino turístico. Num stand de com cerca de 27 metros quadrados, o País, fez-se representar por cinco operadores turísticos, incluindo uma representação da Praia Inhame, do Príncipe. De recordar que São Tomé e Príncipe, participou na 34ª edição da BTL, sob a direcção de Eugénio Neves, Diretor Geral de Turismo, onde se promoveram parcerias, ofertas locais e foram conquistados corações que ficaram apaixonados pelas Ilhas Maravilhosas durante o evento que terminou no dia 3 de Março na Feira Internacional de Lisboa, FIL. Aqui ficam alguns registos do momento.

Tomada de Posse de Don João Nazaré, Primeiro Bispo natural de São Tomé e Príncipe  

João de Ceita Nazaré é a partir do dia 18 Março de 2024, primeiro Bispo natural de São Tomé e Príncipe e agora, lidera a Diocese de São-Tomense, após a Cerimónia Episcopal de empossamento realizada durante o dia anterior na missa campal. Apesar da chuva, a cerimónia episcopal contou com grande afluência de fiéis que quiseram testemunhar o importante ato. O Presidente Carlos Vila Nova e a Primeira-Dama Fátima Vila Nova, revelaram-se “satisfeitos” e emocionados com o evento que marca a “nova etapa” na sociedade são-tomense. Primeira Dama Fátima Vila Nova, felicita D. Nazaré Após a Cerimónia de tomada de posse no dia 17 de Março, na presença de arcebispos, bispos e também do Presidente da República de S. Tomé e Príncipe Carlos Vila Nova e do Primeiro-Ministro Patrice Trovoada, entre outros membros do Governo, Don Nazaré cumpriu o ritual de saudações. A fim de participarem na Cerimónia de Ordenação Episcopal de Reverendíssimo Dom João de Ceita Nazaré, deslocaram-se ao Arquipélago, uma delegação de Cabo Verde e a Comissão Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe (CEAST). Don João Nazaré, de 50 anos de idade, exerceu a função de Vigário-Geral da Diocese e Pároco da Sé Catedral de São Tomé e Príncipe. No dia 9 de Janeiro deste ano, foi nomeado Bispo pelo Papa Francisco. Após os estudos de Filosofia e de Teologia, no ano de 2006, pela Universidade Católica de Lisboa, Don João de Ceita Nazaré, foi ordenado Padre. Fotos gentilmente cedidas pela Presidência da República de S. Tomé e Príncipe

Angola Acolhe o III Encontro de Jovens Investidores da CPLP sobre África

A 3.ª edição do Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África (EJI CPLP sobre África) vai realizar-se de 27 a 29 de Março, em Luanda, Angola «O Papel da Ciência e a Inovação enquanto Instrumentos para a Realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030» é o tema do evento que prevê-se juntar mais de mil participantes provenientes dos países membros da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP). A estrutura do 3º Encontro, adopta o formato híbrido (presencial e online) e é itinerante, nos países da CPLP, permitindo assim a participação de todos sob os valores de inclusão, diversidade e representatividade. Segundo a página oficial do Encontro, destacam-se dois grandes momentos, o primeiro é a apresentação dos trabalhos científicos dos/as jovens investigadores/as e o outro são os painéis de debate temáticos com oradores e oradoras nacionais e internacionais. Há ainda a participação de representantes de instituições empresariais, de forma que «a investigação tenha um impacto real na vida das pessoas em África». Através do jornal de Angola, a mentora e coordenadora da iniciativa, Cristina Molares d’Abril, revela que se trata do “único evento científico que junta todos os jovens e cidadãos falantes de língua portuguesa para discutir ciência e investigação científica sobre África, numa estrutura viva, robusta e itinerante». Entretanto, o objectivo do Encontro de Jovens Investidores da CPLP sobre África é “debater o papel da investigação científica nas sociedades africanas e o modo como a mesma pode contribuir para o desenvolvimento sustentável de um continente que encontra sérios desafios a todos os níveis, incluindo o setor da saúde.” “Trata-se de uma grande oportunidade para toda a juventude. O III Encontro de Jovens Investidores da CPLP sobre África tem o apoio de entidades públicas e privadas”, afirmam os organizadores.

Como podemos ajudar?