Nos dias 18 a 21 de Janeiro passado, decorreu no Cinema S. Jorge, em Lisboa, o 5º Congresso de Jornalistas. Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, marcou presença e discursou na cerimónia de abertura.
Entre os vários temas foram discutidos: a ética do jornalismo para a democracia, a auto-censura, novas formas, velhos hábitos, formação e ensino do jornalismo, como encontrar financiamento para reportagens e projetos jornalísticos.
O 5º Congresso de Jornalistas, ficou também marcado por várias comunicações sobre a actual situação do jornalismo em Portugal. João Rosário, jornalista da RTP/África e também uma referência no Magazine Santomensidade, apresentou o tema: “A lente com que vemos o “outro”.
“Nas histórias que contamos e na representação do que é ser português não cabem os ciganos, os afrodescendentes, os asiodescendentes os descendentes de outras origens de migração. Todos são retratados como imigrantes, confundindo a sua experiência de portugueses com a experiência dos seus ascendentes” afirmou.
O jornalista acrescentou que, “o mesmo processo de isolamento da comunidade idealizada faz-me pensar que é por isso que não há especialistas, comentadores ou analistas nos órgãos de comunicação que representem a diversidade que o país acomoda atualmente. E isso é uma perda para todos nós”, concluiu.
Foi também apresentado o livro «Noticiar a Liberdade» com testemunhos de jornalistas que estiveram na cobertura dos acontecimentos ocorridos a 25 de Abril de 1974, o dia em que a ditadura terminou e Portugal regressou à Democracia.
O Congresso dos Jornalistas foi promovido pelo Sindicato dos Jornalistas, pela Casa da Imprensa e pelo Clube dos Jornalistas.
Fotos: Paulo António Monteiro