S. Tomé, 12 Julho 2025 – Num momento histórico os Presidentes da República de São Tomé e Príncipe e Portugal, Carlos Vila Nova e Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhados pelo primeiro ministro Américo Ramos e restantes membros dos respetivos governos, uniram-se ao povo presente na Praça da Independência, numa celebração espontânea não prevista no protocolo.
Num momento inédito, os líderes políticos santomenses e portugueses misturam-se por cerca de uma hora com o povo presente na icónica Praça da Independência, mantendo conversas cordiais. Os governantes disponibilizaram-se para tirar fotografias, distribuíram beijos e abraços numa manifestação de afetividade e de rara proximidade enquanto aguardavam pela chegada da tradicional “Chama da Pátria”.
Os governantes e demais individualidades ainda tiveram oportunidade de assistir um espetáculo de fogo de artificio antes de abandonarem, a pé, a Praça da Independência.
Além do Presidente Marcelo e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, deslocaram-se ao arquipélago os Presidentes da Guiné Bissau Umaro Sissoco Embaló e Brice Clotaire Ologui Nguema do Gabão, o Vice Presidente da Nigéria Kashim Shettim, a Primeira Ministra de Moçambique Maria Benvinda Delfina Levi e outros altos dirigentes dos países membros da CPLP.
Em Portugal, o Ato Central das comemorações, decorre no parque Urbano Vale do Silêncio, na Av. Lourenço Marques na freguesia dos Olivais em Lisboa, onde se poderá usufruir dos pratos e música típicos de S. Tomé e Príncipe e assistir e participar numa “festa rija”.
Fotos: RSTP



Ato Central a decorrer em Lisboa, Parque urbano Vale do Silêncio, Av. Lourenço Marques, na Freguesia dos Olivais