Lisboa 15 Agosto 2025 – Hoje partilhamos com os nossos leitores o conteúdo do documentário “Ser de Corpo e Alma”, sobre a prática da mutilação genital feminina (MFG), realizado numa parceria da Equipa de Produção da CulturFACE com o Comité Nacional para o Abandono de Práticas Tradicionais Nefastas á Saúde de Mulher e da Criança da Guiné Bissau (CNAPN) e os Netos de Bandim – Grupo de Danças Tradicionais.
O projeto resulta das ações de campanha de sensibilização para a irradicação da mutilação genital feminina.
“Ser de Corpo e Alma”, baseia a sua narrativa em intervenientes reais, dando voz na primeira pessoa, às vítimas da MFG, aos técnicos e anciãos de etnia africana com o conhecimento de práticas de excisão feminina.
Importa salientar que a Mutilação Genital Feminina, é uma prática que põe em causa a saúde das mulheres e uma violação dos Direitos Humanos é uma prática que teima em persistir sobretudo nos Países situados na África Ocidental.
A “Consciencialização do Ser” faz parte de conjunto de ações alargadas realizadas através do projeto “Ser de Corpo e Alma” apoiado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
O conteúdo audiovisual que agora revelamos, resulta de um conjunto de ações que contribuem para promover a sensibilização do país de acolhimento, melhorar a comunicação e a visibilidade da realidade etno-religiosa e cultural dos nacionais de países terceiros, as comunidades migrantes e a sua relação com o seu país de origem.