S. Tomé, 15 Agosto 2025 – A Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe completa no dia 27 de Agosto, 50 anos de existência e iniciou as celebrações da data com uma marcha pelas ruas da capital.
Com partida da do Comando de Água Grande, seguiu pelas ruas e avenidas passando pelos pontos mais emblemáticos da Capital como Cinema Marcelo da Veiga, Tribunal Constitucional, Ministério da Saúde, Praça da Independência, Rua de Fevereiro, Bairro dos Portugueses, com regresso ao Comando Geral.
O primeiro ministro Américo Ramos, associou-se às celebrações e declarou que “a Polícia Nacional enquanto órgão de segurança pública está comprometida com o futuro do país ao desempenhar o seu papel pedagógico e proteger a população, esse é o seu papel” afirmou.
Por seu lado o Comandante Geral da Polícia Nacional destacou os avanços alcançados ao longo dos últimos 50 anos ao afirmar que o país tem hoje “uma polícia mais desenvolvida em termos de qualificação dos seus quadros formados em diversas áreas” hoje o país tem “uma polícia mais jovem e renovada pronta a desenvolver as suas atividades em prol do bem-estar da população”. O Comandante acrescentou ser responsabilidade da instituição “unir a polícia e a sociedade civil de forma a garantir o sentimento segurança da comunidade”.

O primeiro ministro Américo Ramos, associou-se às celebrações e declarou que “a Polícia Nacional enquanto órgão de segurança pública está comprometida com o futuro do país ao desempenhar o seu papel pedagógico e proteger a população, esse é o seu papel”.
Domingos Nascimento, Comandante Geral da Proteção Civil e Bombeiro afirmou que “a marcha foi um meio para unir forças”.