Lisboa 15 Setembro 2025 – De acordo com uma notícia divulgada pela Lusa, a Agência portuguesa para a Integração Migrações e Asilo – AIMA, atribuiu 800 vistos a trabalhadores agrícolas atravéz da “via verde” das migrações e do protocolo estabelecido com cinco confederações patronais que prevê a contratação regulada de trabalhadores estrangeiros.
O presidente da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) fez um balanço positivo do protocolo para a migração laboral regulada e afirmou na passada quarta-feira, que foram emitidos cerca de 800 vistos de entrada para estrangeiros no setor agrícola. “O balanço é positivo e o protocolo está a fazer o seu caminho, depois de ter sido celebrado há quatro meses”, afirmou Pedro Portugal Gaspar, em declarações à Lusa.
Além das cinco confederações que subscreveram o programa, já aderiram mais 19 grandes grupos de empresas. Pedro Portugal Gaspar, acrescentou ainda que as pequenas empresas podem fazer pedidos de contratações por via das respetivas confederações do setor a que pertencem, ficando obrigadas a assegurar o ensino da língua portuguesa, formação profissional e alojamento para os novos funcionários.