Abelmiro dos Reis Monte Negro (Miro Reis) é o único árbitro-assistente santomense que integra a lista composta por 68 árbitros seleccionados para a Taça das Nações Africanas – CAN’24, a decorrer até o próximo dia 11 de Fevereiro do ano em curso na Costa do Marfim.
Nessa lista de arbitragem, o Egito e Marrocos lideram com 7 árbitros cada. Enquanto São Tomé e Príncipe e Moçambique são representados por 1 árbitro, cada.
Embora São Tomé e Príncipe não se tenha qualificado para participar no maior evento desportivo a nível de África, organizado pela Confederação Africana de Futebol (CAF), Abelmiro Monte Negro, transporta o nome do País até Abjan, Capital da Costa de Marfim com o espírito de “missão”.
De recordar que a experiencia do árbitro assistente são-tomense “Miro Reis”, passa por iniciativas como CHAN 2023, Mundial U20, CAN U-17 e CAN U-23 em 2019 para além de jogos das competições africanas de clubes e seleções em 2023, nomeadamente de Argélia vs Etiópia, e Níger vs Camarões. Compôs a equipa de arbitragem que dirigiu o desafio de atribuição da medalha de bronze como 2º árbitro assistente.
Fonte: Jornal de Angola,