Lisboa 13 Junho 2024 – “Do SOL´ ao Palco” é um novo projeto da Culturface – Associação Cultural para o Desenvolvimento, concorre ao financiamento da DGEART para levar a efeito uma iniciativa multidisciplinar que visa a criação de um espaço de diálogo entre os artistas interurbanos, urbanos, e intervencionistas de rua de modo a promover a dignidade artística de cidadãos migrantes num contexto intercultural.
Uma das ações “Do Sol’ao Palco” previstas é a recuperação de temas do extinto conjunto musical “Os Untues”. O objetivo é contribuir para o processo de integração das comunidades migrantes em Portugal, e facilitar o restabelecimento de laços identitários com o país de origem e a terra dos seus progenitores.
O grupo são-tomense surgiu nos anos 60, atravessou várias fases até ao virar do século com músicas ligeiras são-tomenses, sob o estilo clássico que marcaram uma época. Entre vários trabalhos artísticos, notam-se influências musicais provenientes das Caraíbas, mas, revelando sempre a sua matriz – a santomensidade. Sem dúvida, o legado que deve ser passado às gerações de artistas mais novos.
Tendo em conta a experiências entre os artistas do meio urbano, interurbano e os artistas de rua, os responsáveis pelo projeto acreditam que o mesmo vai contribuir para a mitigação de fragilidades no meio artístico bem como, para a integração através da cultura de conhecimentos que cruzam a música, a oralidade e a dança intercultural no País de Acolhimento dos cidadãos migrantes.
Descubra mais sobre este projeto através de Celso Soares, Anastácia Carvalho, Tonecas Prazeres, Fúlvio Barros responsáveis pelo projeto “Do SOL’ao Palco”: