Fé e devoção marcam a passagem da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima pela Ilha do Príncipe.
São Tomé, 27 de Outubro de 2025 – A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que se encontra em peregrinação pela Diocese de São Tomé e Príncipe, despediu-se este domingo da Ilha do Príncipe, após três dias marcados por intensos momentos de oração e devoção.

Segundo nota publicada na página oficial da Diocese, “na manhã de quinta-feira, 23 de outubro, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima partiu em direção à Ilha do Príncipe, transportada pelo navio português, levando consigo a mensagem de fé, esperança e amor mariano”.
Foto de Arlindo Homem
Durante a sua estadia, a comitiva foi recebida “com carinho, devoção e fraternidade” pelo Presidente da Região Autónoma do Príncipe, Filipe Nascimento, e pela população local, conforme relatou o fotojornalista Arlindo Homem, da Agência ECCLESIA, que acompanha a peregrinação.
Em mensagem publicada nas redes sociais, Filipe Nascimento destacou o significado espiritual da visita descrevendo deste modo a visita:

“Na bendita Ilha do Príncipe, terra de verdes eternos e mar de promessas, ressoou o cântico da fé com a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Sob o olhar sereno do céu do Golfo da Guiné, o coração da Região Autónoma do Príncipe, com a sua capital Santo António, abriu-se em oração, acolhendo com ternura a Mãe que tudo vê e tudo consola.”
Arlindo Homem perante o ambiente que encontrou viveu descreve a ilha como um “jardim vivo de esperança”, destacando a beleza natural e espiritual do território:
“A região é mais que um nome em mapas: é um jardim vivo de origem vulcânica e alma divina, onde a floresta tropical do Parque Natural do Abo se ergue como um salmo verde, cantando louvores ao Criador.”
Após dias de intensa devoção, a imagem regressou à Ilha de São Tomé na tarde de domingo, novamente a bordo de um navio da Marinha Portuguesa, dando continuidade ao seu itinerário iniciado a 15 de Outubro.
A peregrinação segue agora para a Paróquia de Santa Cruz dos Angolares, e nos dias seguintes visitará as paróquias de Santo Isidoro – Ribeira (28/Out.), Santana (29/Out.), Fátima – Bombom (30/Out.) e Lourdes (31/Ou.).
O percurso culminará na Paróquia da Sé, no dia 1 de Novembro, data em que se prevê uma grande celebração diocesana em honra de Nossa Senhora de Fátima.




