Lisboa – O 49º aniversário da independência de S. Tomé e Príncipe no passado dia 12 Julho, motivou a realização de várias iniciativas que juntaram num ambiente festivo a Embaixada de São Tomé e Príncipe e a Comunidade são-tomense em Portugal.
Entre várias modalidades desportivas, jogos tradicionais, momentos musicais, desfiles de moda e danças tradicionais destaca-se a conferência-debate com o tema, “Migração Consciente”. Num espaço aberto que permitiu a reflexão conjunta entre a Alta Representação de São Tomé e Príncipe, as instituições inerentes à matéria da migração e o público que marcou presença no Auditório da Fundação Cidade de Lisboa.
Ao pôr do sol do passado dia 12 de julho, o edifício da Ordem dos Médicos em Lisboa, recebeu com honras da banda musical da Guarda Nacional Republicana, diversas personalidades convidadas a participar na cerimónia que marcou o 49º Aniversário da Independência de São Tomé e Príncipe, promovida pela Embaixada de São Tomé e Príncipe em Portugal.
Zacarias Costa, Secretário Executivo da CPLP presente no evento, homenageou José Joaquim Diogo, Consul Honorário de São Tomé e Príncipe em Coimbra, Inocência da Mata, Professora Universitária, e Elisabete Mota, Empresária.
Entretanto, o momento festivo alusivo ao Aniversário da Independência de São Tomé e Príncipe foi também celebrado em Coimbra, Porto, Almada e Barreiro
Entretanto, o ato central das celebrações na Escola Secundária de Santo André, no Barreiro, juntou a gastronomia, torneio de Bisca 61 e o sorteio de um bilhete duplo de avião da STP AIRWAYS para o itinerário Lisboa/São Tomé/Lisboa, e contou também com a com a atuação da banda musical “Léguelá”, que fez recordar alguns temas emblemáticos da música popular São-tomense.
Na presença de Esterline Género, Embaixador de São Tomé e Príncipe, procedeu-se ainda à entrega de vários prémios a entidades e personalidades que se destacaram durante o ano.