Lisboa 6 Setembro 2025 – Foi lançado, em Lisboa, a obra da investigadora Maria de Nazaré de Ceita, “De serviçais a funcionárias rurais – estudo do trabalho e participação feminina na economia agrícola santomense (1950–1999)”. O livro fala-nos sobre a participação das mulheres na vida económica, social e familiar das roças de São Tomé e Príncipe, entre os anos de 1950 e 1999, um período que abrange tanto o final da era colonial como os primeiros 24 anos de independência.
A autora revela-nos o papel desempenhado pelas mulheres enquanto “serviçais” e, posteriormente na função de “funcionárias rurais”. A obra pretende dar a conhecer e compreender o contributo dessas mulheres para a economia agrícola santomense na evolução da sua presença no espaço público e institucional.
Após o primeiro lançamento ocorrido a 28 de Maio de 2025, esta segunda apresentação, agora em Lisboa, contou com a participação da oradora convidada Solange Salvaterra Pinto, que sublinhou a relevância do tema para a valorização da história das mulheres santomenses.
Uma obra que contribui para enriquecer o debate sobre a história do importante contributo das mulheres para a cidadania e sociedade de São Tomé e Príncipe.








