Magazine

Conte-nos

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Magazine Santomensidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Portugal Recebe 1º Encontro de Empresários Afrodescendentes na Europa

Lisboa 5 Agosto 2024 – O «1º Encontro Empresariado Afrodescendente na Europa» é nome do evento internacional, realizado entre 26 e 27 de Julho passado, na área metropolitana de Lisboa, com o apoio do Governo cabo-verdiano, da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, e de algumas empresas públicas e privadas que também aderiram à iniciativa. Esteve também presente uma delegação do Paraguay representada pelo Embaixador Raul Silvaro Silvagne e pela Ministra Juana Gloria Rolon Rojas.

O evento foi organizado pelo Grupo Internacional de Afrodescendentes (GIA), de que fazem parte a CulturFACE-Associação Cultural para o Desenvolvimento (Portugal), APSC Business Alliance e Krioula Experience (Reino Unido), com parcerias da CEO Easy Office (Milão, Itália) e a Fundação SmartCity (Cabo Verde). O objetivo da iniciativa foi promover e facilitar sinergias entre as diásporas e fortalecer a relação com os países de Origem.

A sessão inaugural do evento foi dedicada a Cabo Verde, país escolhido por se destacar como bom exemplo de boas práticas desenvolvidas neste domínio.

De acordo com Celso Soares da CulturFACE co-fundador da GIA e seu representante em Portugal, o «objetivo do encontro é estabelecer uma rede entre empresários afrodescendentes, explorar oportunidades de negócio e investimento, e promover a colaboração entre comunidades com raízes em África, independentemente do país de residência. Trata-se de uma vertente experimental que implica a perceção de movimentação dos nossos compatriotas no mercado de sustentabilidade entre os países que nos acolhem na Europa e os países de origem. Certamente, é uma aprendizagem que marca o percurso das pessoas que desenvolvem as suas atividades que perspetivam um futuro melhor», afirmou.

O programa de dois dias, incluiu reuniões, palestras sobre liderança empresarial afrodescendente, os desafios do empreendedorismo e também sobre a oportunidade no movimento circular migratório na agenda dos países Europeus. 

Celso Soares, acrescentou que a ideia do evento “surgiu na noite de dia 26 de Novembro de 2023, quando o convidou Osvaldo Gomes para assistir à 2ª edição do Awards Charme & Prestígio: Migrantes e Afrodescendentes 2023, realizada no Hotel Tivoli Oriente, no Parque das Nações, em Lisboa.

Juntaram-se em parceria à organização Edna Lopes de Milão, Itália e Loide Monteiro da Praia, Cabo Verde, constituindo assim o núcleo base para levar por diante o 1º “Encontro Empresariado Afrodescendente na Europa”.

No primeiro dia, destacou-se a importância das empresas e empresários afrodescendentes na Europa. Estiveram presentes o Dr. Eurico Monteiro, Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Dr. Jorge Santos, Ministro das Comunidades de Cabo Verde, Embaixador de Paraguai em Portugal, Raúl Sivero Silvagni, Juana Gloria J. Rojas, Ministra da referida Embaixada, Dr.ª Paula Pereira, Coordenadora de Unidade das Qualificações e Competências (QUALIFICA) da Agência para a Integração, Migrações e Asilos, AIMA e do Dr. João da Luz, Diretor Geral da Economia Digital de Cabo Verde. 

Foi realizada uma visita ao Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, a que se seguiu no Oceanfront Hotel em Sesimbra, o painel denominado “Inovação, Comunicação e Tecnologia: Impulsionando o Empreendedorismo Afrodescendente Europa/África”. A Dr.ª Argentina Marques, Vereadora com os pelouros de Economia Local e Gestão de Equipamentos e Turismo falou da importância do ambiente turístico em Sesimbra e a sua relação com a cultura digital enquanto o Dr. Amaury dos Ramos, 1º Secretário da Embaixada de São Tomé e Príncipe falou da importância deste tipo de iniciativas para a aproximação entre as instituições e a sociedade civil, enfatizando a importância da literacia digital no processo de desenvolvimento dos cidadãos.

João da Luz, Diretor para a Economia Digital em Cabo Verde, revelou aos conferencistas a sua experiência na comunicação entre os dirigentes dos gabinetes com as pessoas que vivem as maiores fragilidades diariamente. De acordo com o Diretor cabo-verdiano, estes encontros contribuem para repensar soluções que promovam a literacia digital no meio rural, agrícola e social.

Foi também apresentada a solução tecnológica da comunicação digital utilizada pelos pescadores locais para contactar os seus clientes como uma estratégia eficaz para escoar produtos e conquistar mais mercado.

Após o painel, moderado por Celso Soares, o evento culminou com um almoço de agradecimento aos participantes no Restaurante Canhão.

Além de envolvimento de outras entidades, o segundo dia do evento, foi também patrocinado pela Câmara Municipal de Sesimbra, a Junta de Freguesia do Castelo e YES Sesimbra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Como podemos ajudar?

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Menu

Social