Príncipe, 12 Julho 2024 – O Presidente da Republica Carlos Vila Nova, afirmou no discurso que assinalou os 49 anos de independência que “a população são-tomense, vive um dos períodos mais difíceis da sua existência”. No entanto, de acordo com a Rádio S. Tomé e Príncipe pediu “esperança e otimismo no futuro”.
O Presidente alertou para o facto de apesar do pais ser uma nação independente ainda está afetado por “uma conjuntura económica caracterizada por grande desequilíbrio, baixo crescimento, alta inflação, escassez de divisas, endividamento excessivo”.
A pandemia do COVID-19, guerra no leste europeu e fragilidades internas «tem acarretado para a maioria do da população são-tomense enormes desafios na busca do bem-estar» afirmou Carlos Vila Nova.
No entanto, numa nota positiva de esperança o chefe de Estado fez um apelo a todos os são-tomenses: «Apesar das dificuldades e para além delas, temos de continuar a acreditar que havemos de descortinar o caminho que conduzirá o nosso país ao desenvolvimento porque tanto ansiamos para alcançar a melhoria das condições económicas, habitacionais, sanitárias, educacionais, e a melhor justiça para o nosso povo» acrescentando que «desistir não é uma alternativa».
Veja e ouça o discurso do Presidente na reportagem da RSTP
Fonte: RSTP