Nova Iorque 25 Setembro 2025 – O primeiro ministro de São Tomé e Príncipe, Américo Ramos, discursa pela primeira vez na sede das Nações Unidas em Nova Iorque. Na sua intervenção destacou a responsabilidade com que o país tem assumido as reformas no setor fiscal e económico, na justiça e na administração pública.
O governante mencionou a classificação de São Tomé e Príncipe na categoria de “País em Desenvolvimento Médio” atribuída no mês de Dezembro de 2024, que segundo Américo Ramos reflete “os progressos atingidos em áreas fundamentais como a saúde, educação, e estabilidade macroeconómica”.
Foi ainda salientada o plano de “Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável 2026-2040” que assenta basicamente no turismo sustentável, que será apresentado no Fórum de Investimento a realizar no próximo mês de Dezembro em Bruxelas.

No que respeita à organização da ONU, o primeiro ministro a presentou a posição do pais na defesa de “uma organização das Nações Unidas revitalizada, mais ágil e mais representativa da diversidade do mundo atual” e declarou expressamente o apoio de santomense a uma reforma do Conselho de Segurança “que inclua pelo menos um assento Delegaçãopermanente para o continente africano”.
Delegação de São Tomé e Príncipe na ONU
Num apelo à resolução de todos os conflitos Américo Ramos, afirmou que São Tomé e Príncipe “condena veementemente todas as formas de violência e agressão defendendo o respeito integral do direito internacional e a Carta das Nações Unidas”.