Lisboa, 20 Junho 2024 – “Refugiado no Mundo e a situação em Portugal: Balanço e Perspectivas para o Futuro” é tema do colóquio realizado no passado dia 20 no Auditório da CulturGEST em Lisboa. O momento de abertura do evento assinalou o dia Mundial do Refugiado, esteve a cargo de Ana Oliveira Monteiro, Vogal do Conselho Diretivo da Agencia para a Integração, Migrações e Asilos – AIMA.
“Asilo e a Proteção de Direitos” foi o painel defendido por Elzbieta Gorska, da ACNUR Portugal. Também fizeram parte do mesmo painel, Vasco Malta, Chefe de Missão da OIM Portugal e a Alexandra Sá Carvalho, representante da Direção-Geral da Migração e dos Assuntos Internos (DG HOME) da Comissão Europeia.
Dr. Vasco Malta, Chefe da Missão OIM durante a Missão OIM(Organização Internacional das Migrações) no uso da palavra;
Entretanto “O Refúgio no Mundo e em Portugal” motivou o a mesa redonda que contou a participação de Elzbieta Gorska (Fundação FOCUS), Alexandre Nuno Teixeira,(representante associativo), Mubarack Hussein, (membro da Associação União de Refugiados em Portugal), Ana Sofia Branco (SCML) e Mariana Simão em Representação da UNICEF em Portugal.
O Colóquio “Refugiado no Mundo e a situação em Portugal: Balanço e Perspectivas para o Futuro” foi promovido pela Agência para a Integração, Migrações e Asilos – AIMA cuja moderação esteve sob a responsabilidade de Elisa Alves, CNAR AIMA.