Loures 3 Julho 2025 – Na segunda feira passada a Câmara Municipal de Loures demoliu 25 barracas no Bairro do Talude Militar, no âmbito de uma operação da política municipal de combate à ocupação ilegal do território. No local viviam, maioritariamente santomenses, alguns angolanos, brasileiros e portugueses. De acordo com informações Câmara Municipal de Loures, cinco construções não tinham qualquer ocupante sendo 20 habitadas por 37 adultos e nove menores.
Parte dos moradores, que viram as suas habitações demolidas no Bairro do Talude Militar, no Concelho de Loures, voltaram aos terrenos, uma vez que grande parte trabalha próximo das casas demolidas e tiveram que “dormir ao relento”, tendo os seus filhos sido acolhidos por vizinhos.
Segundo os moradores do Bairro do Talude, os serviços municipais “ofereceram a primeira renda e a caução” de uma eventual futura casa a arrendar. No entanto, embora a maioria dos desalojados tenha emprego, ainda assim não aufere rendimentos suficientes para conseguir pagar uma renda de casa no mercado de arrendamento livre.
Recordamos a necessidade de evitar construções ilegais em território português. Os cidadãos devem informar-se dos programas de habitação nos diferentes municípios, de modo a perceber se preenchem os requisitos necessários para se inscreverem num programa de acesso a habitação municipal.
Apuramos que no grupo de desalojados santomenses, contam-se 10 crianças e 4 idosos que carecem de apoio urgente a vários níveis.







