Seixal 29 Junho 2024 – O Auditório Municipal de Seixal serviu de palco para a realização do 1º Encontro entre os artistas, Dj’s, cantores, produtores e compositores são-tomenses em Portugal. Sob auspício dos irmãos Calema e o cantor Ybaguay, a iniciativa contou com a presença de Paulo Silva, Presidente da Câmara Municipal de Seixal.
Em breves palavras, aquele líder do Poder Local, manifestou a sua satisfação por acolher a iniciativa no Conselho Seixal e mostrou-se disponível para possíveis futuros encontros. O autarca revelou ainda a possibilidade do nascimento de uma associação sem fins lucrativos dedicada ao meio artístico-cultural.
De acordo com as declarações do dinamizador da iniciativa, o cantor Ybaguay Quaresma, à Magazine Santomensidade, o “objetivo do encontro é estreitar laços entre os artistas profissionais e amadores da música, partilhar experiências, conhecimentos e sobretudo, falar da música feita por são-tomenses.”
A ideia do encontro surge de uma conversa informal a partir das redes sociais entre os manos Fradique Ferreira, António Ferreira e o Ybaguay, onde os sonhos dos artistas foram debatidos.
Segundo o organizador do encontro, “mais do que trocar ideias com os irmãos Calema é, encontrar caminhos que permitam superar os desafios. Por isso, a grande questão é, o que se pode fazer para que a música são-tomense seja mais valorizada e difundida?”
O encontro converteu-se num workshop com a duração de cerca quatro horas onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecerem a realidade do mercado da música, a indústria musical e a sua internacionalização.
Perante o auditório repleto de artistas profissionais, amadores e curiosos no mercado da música, produtores, Dj’s e profissionais da comunicação, Alexandre Cardoso, Diretor Geral da Klasszik, partilhou com os participantes as experiencias e conhecimentos necessários para que os artistas possam enfrentar os desafios mercado da música e a da sua internacionalização.
Desde os aspetos legais, os procedimentos fiscais bem como no diz respeito à equipa de gestão artística, organização, planeamento, direitos autorais, diálogo e espírito de confiança na equipa destacaram-se os pré-requisitos e requisitos necessários para que um artista possa alcançar sucesso.
Para alguns participantes na iniciativa foi a primeira vez que tomaram conhecimento dos procedimentos legais e dos requisitos necessários para a sua profissionalização.
Para os irmãos Fradique Ferreira e António Ferreira, tudo quanto foi abordado ao longo desse encontro, resume-se apenas em duas palavras “muito trabalho.”
Importa salientar que para Paulo Silva, Presidente da Câmara Municipal do Seixal, e impulsionador da iniciativa, o primeiro objectivo “foi alcançado”. O 2º Encontro com os músicos, os artistas e os produtores São-tomenses já entrou na agenda para os próximos 6 meses.