A comunidade são-tomense reúniu-se no domingo, 28 de Janeiro, na Igreja de Nossa Senhora da Boa Água, Paróquia da Quinta do Conde, com o objetivo de conhecer o seu novo bispo, D. João de Ceita Nazaré, de 50 anos. O Bispo de São Tomé e Príncipe, nomeado pelo Papa Francisco, tem a sua ordenação episcopal e tomada de posse agendada para dia 17 de Março.
O prelado membro do clero desta diocese lusófona desempenhava, até agora, funções de vigário-geral e pároco da Catedral de Nossa Senhora das Graças, em São Tomé.
“Fica marcado na história da Igreja de São Tomé e Príncipe como primeiro bispo nativo a conduzir os destinos da Diocese, depois de cinco séculos da presença do cristianismo”, refere uma nota divulgada pela diocese de São Tomé e Príncipe.
D. João de Ceita Nazaré, nasceu a 22 de Agosto de 1973, em Trindade (São Tomé), tendo frequentado o Seminário Maior em Lisboa. Licenciou-se-se em Teologia na Universidade Católica Portuguesa e em Literatura Portuguesa, no Instituto Politécnico de Bragança. Foi ordenado padre a 4 de Agosto de 2006, em São Tomé.
A Diocese de São Tomé e Príncipe encontrava-se vacante desde Julho de 2022, quando o Papa aceitou a renúncia de D. Manuel António dos Santos, religioso português que tinha sido nomeado para esta missão em 2007.
D. António Pedro Bengui, bispo auxiliar de Luanda, Angola, tem desempenhado desde então as funções de administrador apostólico.
Fotos gentilmente cedidas por Alcibiades Foto
Fonte: Agência ECCLESIA