Sharjah, Emirados Árabes Unidos, 2 Fevereiro 2026 – O documentário da Rewilding Portugal e João Cosme venceu o 2º lugar na categoria de Melhor Documentário, dos Xposure Photography and Film Awards. Foram mais de 600 filmes de 60 países a candidatarem-se e existiram apenas 9 vencedores. É já o quinto prémio atribuído ao filme.
Este documentário, que acompanha a emocionante viagem do rio Côa, que corre de sul para norte, dando a conhecer as suas paisagens sem fim, e a incrível a vida selvagem que o rodeia, e que está a regressar, mostra-nos o desenvolvimento da natureza neste grande corredor de vida selvagem ao longo dos últimos cinco anos.

Realizado por João Cosme, o reconhecimento deste trabalho e da produção audiovisual tem sido objeto de reconhecimento internacional. Desta vez foi em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, onde o filme venceu o 2º lugar na categoria de Melhor Documentário, dos Xposure Photography and Film Awards. Entre 600 filmes de 60 países a concurso houve 9 vencedores.
E este é já o quinto prémio atribuído ao filme, depois de ter vencido a medalha de ouro em Documentários de Vida Selvagem no International Tourism Film Festival (África do Sul); Melhor Direção de Fotografia (DOP) no Fest5 International Film Festival (Índia); Melhor Cinema Verde no International Disaster Film Festival (Turquia); Prémio Especial do Júri no XIII Finisterra Alentejo Film Art & Tourism Festival (em Sines).
O documentário “Côa Mais Selvagem”, lançado no final do ano de 2024, tem estado a passar por diversas salas a nível nacional e continua essa viagem não só no país como também no estrangeiro. Foi exibido em mais de 40 sessões e atingiu até ao momento 3.000 espectadores. O filme passou também já por duas vezes na SIC, em horário nobre com mais de um milhão de espectadores.

“Côa Mais Selvagem”, um filme de 55 minutos realizado por João Cosme, especialista neste segmento, com produção da Rewilding Portugal e Fernando Teixeira como diretor de produção dá a conhecer o lado mais selvagem de Portugal na região do Grande Vale do Côa e o que está a ser feito para o restaurar e potenciar esse habitat. Durante 55 minutos podemos acompanhar uma viagem pelo rio Côa, conhecer espécies, comportamentos, coexistência, funcionalidade e os empreendedores que apoiam e alavancam este projeto.



