Magazine

Conte-nos

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Editor: Celso Soares | Director : Paulo A. Monteiro

Magazine Santomensidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA INAUGURA PRIMEIRA SALA DE AUDIÇÃO PARA MEMÓRIA FUTURA

São Tomé 24 Maio 2025 – O governo de São Tomé e Príncipe através do Ministério da Justiça, Assuntos Parlamentares e Direitos da Mulher, inaugurou a primeira Sala de Audição para Memória Futura, que servirá para garantir a escuta de crianças vítimas de casos de abuso sexual, violência doméstica e maus-tratos.

A nova Sala de Audição situada no edifício do Tribunal de Primeira Instância, terá a função de registar a produção antecipada de provas de modo a evitar que as crianças vítimas de abusos sejam obrigadas a repetir os seus testemunhos nas diferentes instâncias.

Outra vantagem será a recolha de testemunhos com a devida sensibilidade, segurança e valor legal.

O projeto levado a efeito no âmbito da cooperação Sul-Sul contou com a formação de técnicos santomenses, com o financiamento da UNICEF e de Portugal.

De acordo com o Ministério da Justiça, Assuntos Parlamentares e Direitos das Mulheres as novas instalações constituem “um avanço significado na proteção dos direitos das vítimas mais vulneráveis”. A ministra da justiça Vera Cravid. declarou que as vítimas terão condições para “serem ouvidas com dignidade, com respeito e sobretudo com segurança” e acrescentou que as suas palavras “terão valor legal e o mais importante terão valor humano”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Como podemos ajudar?