São Tomé 24 Maio 2025 – O governo de São Tomé e Príncipe através do Ministério da Justiça, Assuntos Parlamentares e Direitos da Mulher, inaugurou a primeira Sala de Audição para Memória Futura, que servirá para garantir a escuta de crianças vítimas de casos de abuso sexual, violência doméstica e maus-tratos.
A nova Sala de Audição situada no edifício do Tribunal de Primeira Instância, terá a função de registar a produção antecipada de provas de modo a evitar que as crianças vítimas de abusos sejam obrigadas a repetir os seus testemunhos nas diferentes instâncias.
Outra vantagem será a recolha de testemunhos com a devida sensibilidade, segurança e valor legal.
O projeto levado a efeito no âmbito da cooperação Sul-Sul contou com a formação de técnicos santomenses, com o financiamento da UNICEF e de Portugal.
De acordo com o Ministério da Justiça, Assuntos Parlamentares e Direitos das Mulheres as novas instalações constituem “um avanço significado na proteção dos direitos das vítimas mais vulneráveis”. A ministra da justiça Vera Cravid. declarou que as vítimas terão condições para “serem ouvidas com dignidade, com respeito e sobretudo com segurança” e acrescentou que as suas palavras “terão valor legal e o mais importante terão valor humano”.