Gabão 12 Abril 2025 – Patrice Trovoada chefiou a missão de observação eleitoral ao Gabão e manteve vários encontros no âmbito das Nações Unidas. Reuniu-se com outras missões de observação eleitoral, nomeadamente a CEEAC, chefiada pelo antigo primeiro-ministro do Tchade, com a Commonwealth, chefiada pelo antigo presidente das Seicheles, com a Franconfonia e ainda com o grupo dos Embaixadores de vários países Africanos acreditados no Gabão.
O leader santomense, teve ainda oportunidade de se encontrar com Zenaba Gninga Chaninga, única mulher candidata. Aproveitou a ocasião para elogiar a sua iniciativa e manifestar a necessidade de haver mais mulheres a concorrer aos mais altos cargos políticos.
A União Africana enviou observadores às 9 províncias do Gabão para acompanharem o processo eleitoral ao qual foi chamado o povo Gabones para escolher livremente os seus representantes.
Recordamos que nesse ato eleitoral Brice Oligui Nguema, foi eleito Presidente do Gabão com 90,35% dos votos, de acordo com os resultados provisórios divulgados este domingo pelo ministro do Interior desse país da África Central
Nguema, apresentou-se como um agente de mudança e promete diversificar uma economia fortemente dependente do petróleo, impulsionar a agricultura, a indústria e o turismo para melhorar as condições de vida do seu povo.



