S. Tomé, Março 2024 – Fórum das Mulheres com Iniciativas Empresariais realizado no Palácio dos Congressos no dia 28 de Março encerra o mês da mulher em São Tomé e Príncipe. A iniciativa promovida pelo Ministério da Saúde e Direitos da Mulher através do Instituto Nacional para a Promoção e da Igualdade de Género (INPG) e do Projeto COMPRAM, teve como objetivo debater o Empoderamento das Mulheres no país.
Nilda da Mata, ministra do ambiente reconheceu que apesar do avanço das questões de género ainda existem algumas dificuldades para serem resolvidas neste domínio. No entanto considerou ter uma enorme satisfação por estar na presença de «uma plateia composta por cidadãs que no dia a dia redobram esforços e criatividade para conciliarem o papel de esposa, de mãe, de empresária, numa sociedade relutante em valorizar adequadamente o papel e o contributo da mulher na promoção do empresariado nacional». A governante acrescentou ainda a necessidade urgente de «uma fiscalidade inteligente que seja capaz de estimular o investimento das mulheres».
Por outro lado, a diretora do Instituto Nacional para a Promoção e Igualdade de Género, Jailça Lima, destacou a importância da realização do fórum para as empreendedoras de São Tomé e Príncipe.
Miriam Trindade, representante do COMPRAM, declarou que é importante que «todas as mulheres tenham acesso igualitário ás oportunidades e que as suas vozes sejam ouvidas e valorizadas em todos os níveis da sociedade».

O fórum foi encerrado com uma apresentação de produtos locais produzidos pelas empreendedoras do país.
Fonte: RSTP
Fotos: RSTP