Lisboa 14 Maio 2024 – Os Estados e organizações internacionais com a categoria de Observador Associado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) celebraram o “Dia Mundial da Língua Portuguesa” e “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP”, no passado dia 14 de Maio, na sede da CPLP.
Zacarias Albano da Costa, Secretário Executivo da CPLP, e Esterline Género, em representação da Presidência em exercício da Comunidade, cumpriram o protocolo de abertura com o auditório repleto de convidados e participantes no evento.
“Promoção da Língua Portuguesa no Espaço Extracomunitário” foi o tema escolhido para a mesa-redonda que foi moderado por Miguel Levy, assessor político-diplomático do Secretariado Executivo da CPLP.
João Ima-Panzo, Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa do Secretariado Executivo da CPLP e os representantes da Embaixada da Geórgia em Lisboa, Tsone Zurabiania, da Embaixada do Japão em Lisboa, Yukiko Aoki, da Embaixada do Luxemburgo, Joaquim Monteiro, da Embaixada da Turquia em Lisboa, Pedro Filipe Godinho, a Embaixadora do Canadá, Élise Racicot, e a Diretora do Escritório da OEI em Portugal, Ana Paula Laborinho.
A Exposição de artes plásticas obras produzidas no âmbito do ArtCamp, foi promovida pela Embaixada do Principado de Andorra. Na ocasião, o Secretário Executivo da CPLP e a Embaixadora do Principado de Andorra, Eva Descarrega Garcia, e Faust Campamá, comissário da exposição fizeram o uso da palavra sobre as obras expostas.
O evento foi, também, marcado pelos momentos musicais oferecidos pela Embaixada da Roménia e pelo Instituto Cultural Romeno em Lisboa. A voz da cantora romena Madalina Petre e o músico português Gonçalo Pires permitiram a especial atenção da plateia de convidados. As interpretações de canções, foram feitas em língua portuguesa.
O evento terminou com a apresentação da tradução em português do livro “Noli Me Tangere”, de José Rizal, uma iniciativa da Embaixada das Filipinas. Este momento contou com as alocuções do Secretário Executivo da CPLP e do Embaixador das Filipinas em Lisboa, Paul Raymund P. Cortes, para além das intervenções sobre a obra efetuadas pelos professores Paulo Pinto e Isabel Araujo, da Universidade Nova de Lisboa, enquanto coordenação da tradução para a Língua Portuguêsa de “Noli Me Tangere”, e uma mensagem dos tradutores Alex Tordesillas e Rita Custódio. A Embaixada das Filipinas organizou, ainda, uma mostra gastronómica.
O Dia Mundial da Língua Portuguesa celebra-se a 5 de maio surge graças à 40.ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), de 25 de novembro de 2019. Nessa sequência, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP foi institucionalizada através, da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade, realizada a 20 de julho de 2009, na Cidade da Praia, Cabo Verde.
Enquanto isso, a Categoria de Observador foi criada na IIª Cimeira de Chefes de Estado e do Governo da CPLP, na Cidade da Praia, em julho de 1998. Em 2005, no Conselho de Ministros da CPLP, reunido em Luanda, foram estabelecidas as categorias de Observador Associado e de Observador Consultivo.



