S. Tomé, 20 Março, 2025 – A Organização Mundial de Trabalho levou a efeito na passada quinta feira, uma reunião sobre mecanismos de prevenção de conflitos laborais, onde foi salientada a importância do dialogo para a manutenção da paz social.
O secretário geral da União Geral de Trabalhadores defendeu que, «o trabalho só será digno se todos os fazedores do mundo laboral, governos, empregadores e trabalhadores, comunguem de valores que concorram para que todos os conflitos sejam dissipados por via do diálogo.
Por seu lado a OIT reafirmou o apoio aos esforços do governo e dos parceiros sociais de S. Tomé na revitalização do diálogo social”. Não é possível falar de “resolução de conflitos sem o envolvimento de todas as partes interessadas”, afirmou Josee-Blandine Ongotto.
O presidente da Câmara de Comércio, Kelvio Mata elogiou a instalação do Tribunal Arbitral de S. Tomé e Príncipe, afirmando que “desempenhará um papel indispensável para a resolução de disputas”.
O governo de S. Tomé, através de Joucerll Tiny dos Ramos, ministro do Trabalho Solidariedade e Segurança Social reconheceu ser preciso uma melhor organização e capital humano para uma melhoria da situação dos conflitos coletivos no país.
